Há 27 anos, a melhor direção para sua vida!
(11) 4072 3535 (11) 94011 8744 seg - sex: 08:00 às 18:00 | Sáb: 08:00 às 12:30
IMG-LOGO
Home / Blog / Notícia
Blog | Qual a relação entre a formação de condutores e a educação para o trânsito?

Qual a relação entre a formação de condutores e a educação para o trânsito?

Qual a relação entre a formação de condutores e a educação para o trânsito?

07/07/2023 | Autor: Agência Covere
Qual a relação entre a formação de condutores e a educação para o trânsito?

Com o propósito de pensar na segurança do trânsito brasileiro, é preciso analisar como ocorre a formação de condutores e sua relação com a educação para o trânsito. Para entender melhor a complexidade desse assunto é preciso discutir a formação de condutores com educação para o trânsito. Isso mostra que a função dos Centro de Formação de Condutores, não é apenas preparar seus alunos para a condução veicular, mas, também, para uma direção segura. Desse modo, os instrutores de trânsito devem ser verdadeiros educadores e não apenas transmissores de conhecimento, melhorando a formação de condutores a partir de uma maior conscientização, analisando a relação entre pessoas, trânsito e espaço urbano.

A educação para o trânsito deve ser trabalhada em diferentes espaços, e isso inclui o centro de formação de condutores. Essa questão parece clara, porém, em muitas situações esse princípio não é levado em consideração por parte dos alunos. Por mais que os instrutores de trânsito se esforcem para conscientizar os futuros condutores, o objetivo principal, para grande parte deles, é atingir a nota mínima na avaliação para conseguir a habilitação. Nesse sentido, o esforço dos instrutores para transformar comportamentos e potencializar o desenvolvimento de valores e atitudes, na construção de um consenso sobre as relações do trânsito, necessita ser valorizado.

No Brasil, grande parte das pessoas somente se preocupa em aprender a conduzir veículo e saber das regras de circulação de trânsito ao completar 18 anos de idade, momento em que se procura um CFC para se habilitar. Devido a essa condição, muitas das pessoas que chegam ao Centro de Formação de Condutores não conhecem as regras básicas de circulação de trânsito, o que comprova uma carência desse tema no período que antecede essa fase. Iniciar, portanto, a educação para as regras de trânsito de forma prematura e mantê-la de forma constante, pode contribuir para uma maior segurança e a preservação de vidas.

Um instrutor de trânsito, assim como um professor em sala de aula, é capaz de deixar suas marcas pela forma de conduzir o veículo. Por mais que o aprendiz a condutor tenha alguma experiência de condução veicular anterior ao do CFC, os exemplos aprendidos durante as aulas normalmente serão levados em consideração na prática do dia a dia, e por este motivo o instrutor tem uma importante função para garantir a segurança no trânsito. Toda a responsabilidade para a formação dos alunos condutores e a aptidão para conduzir o veículo, de forma eficiente e com segurança, em boa parte depende dos instrutores. Vale destacar que essas ações são consideradas relevantes para a cidadania no espaço viário, definidas pela formação do condutor.
Portanto, a escolha de um CFC com instrutores experientes, motivados, preparados e totalmente envolvidos no processo de ensino, é fundamental não somente para formação de novos e conscientes condutores como também contribui para um trânsito mais seguro, responsável e gentil.

Há 27 anos, a melhor direção para sua vida!