Há 27 anos, a melhor direção para sua vida!
(11) 4072 3535 (11) 94011 8744 seg - sex: 08:00 às 18:00 | Sáb: 08:00 às 12:30
IMG-LOGO
Home / Blog / Notícia
Blog | A importância do CFC para novos condutores

A importância do CFC para novos condutores

A importância do CFC para novos condutores

11/04/2023 | Autor: Agência Covere
A importância do CFC para novos condutores

A capacidade de dirigir ou pilotar exige do motorista a utilização de várias habilidades. Ao aprendermos estamos automatizando processos e reações, quem aprende certo, automatiza certo e quem aprende errado, automatiza errado. É por isso que é tão difícil corrigir maus hábitos de quem aprendeu de forma incorreta.
Pessoas que tiveram uma boa experiência no Centro de Formação de Condutores (CFC) sabem da importância que uma equipe qualificada de instrutores têm de influenciar positivamente em sua formação.
Já nas primeiras aulas, os instrutores ensinam o passo a passo para que os alunos aprendam a dirigir da maneira correta, prezando pela segurança e pela direção defensiva.
Ao se procurar um CFC com profissionais qualificados, o aluno adquire hábitos positivos que se tornam automáticos com o tempo. Aprendem a respeitar as leis de trânsito e a todos os agentes envolvidos, como pedestres, ciclistas, motociclistas e outros motoristas.
Agora, quando os alunos já tiveram contato com a direção e, infelizmente, desenvolveram hábitos e vícios incorretos, uma "reconfiguração" é necessária. Entre os vícios mais comuns de quem aprende a dirigir fora de um CFC estão: não respeitar a velocidade máxima permitida, dirigir sem o cinto de segurança, manter o pé apoiado na embreagem, não dar a preferência onde é necessário. Existem ainda hábitos automatizados que se tornam difíceis de serem corrigidos depois que são incorporados pelo condutor, como não posicionar as duas mãos no guidão ou volante, não dar seta, não utilizar os retrovisores ou manusear o aparelho celular ao volante. Muitos pais e pessoas bem-intencionadas tentam ensinar os mais jovens a dirigir, para que eles não cheguem tão inexperientes ao CFC, mas este tipo de atitude mais atrapalha do que ajuda no aprendizado do condutor. Por tantos motivos, pode-se perceber a importância que um bom Centro tem na formação de novos motoristas. Assim sendo, é fundamental que quem esteja tirando a CNH procure treinamento qualificado, em instituições que possuam profissionais capacitados e veículos especialmente equipados para essa finalidade.

Há 27 anos, a melhor direção para sua vida!